20 de novembro de 2011

21 de Setembro - Dia do idoso

Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Analisarmos o sentimento que alimentamos pelos mais velhos, de forma determinada e corajosa, sem tapar o sol com a peneira.
Trata-se de tarefa importante. Existe um adesivo de carro que, quem ainda não viu, deveria ter visto. Ele tem uma frase forte, irônica, e de uma inteligência a toda prova. Diz o seguinte: "Velho é o seu preconceito". E não é verdade? Existe coisa mais fora de propósito, mais cheirando a mofo do que isso?
Devíamos, isso sim, tentar pegar dos mais velhos a experiência e sabedoria de vida que anos de luta e observação os ajudaram a ter. Que tal nos deixarmos contagiar por essa bagagem de conhecimento, para virmos a ser, quem sabe, jovens e adultos mais interessantes e respeitáveis? Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos.

Direito do Idoso

Estatuto do idoso

Festa no Lar –Realizada pela Sociedade Brasileira de Eubiose em 2010










Agenda - Eventos no Lar

Em Dezembro festividades de Natal:

Entrega de presentes pelos padrinhos dos internos

Almoço de Natal


Forró

Amigo Oculto

As datas ainda serão definidas...

Voluntarios





SEJA UM VOLUNTARIO E AJUDE O LAR EM SEUS TRABALHOS!

Internos

Ajude o Lar por meio do Programa Conta com a Gente

 
 
Ajude o LAR SÃO THOME DOS VELHINHOS, seja um padrinho! Para maiores informações contacte-nos pelo e-mail: larsaothomedosvelhinhos@yahoo.com.br ou pelos telefones: (35) 3237-1013 falar com Silvia ou (35) 9927-5055 falar com Luan. Conheça um pouco do programa de apadrinhamento.

Conta com a Gente

... ... O que é

O Programa Conta com a Gente, desenvolvida em conjunto pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Copasa, Cemig e Servas, com o apoio do Ministério Público, beneficia as entidades de assistência social atuando em dois eixos: subvenção e incentivo ao apadrinhamento das contas da Copasa e Cemig.

1 - Subvenção

As entidades de assistência social devidamente cadastradas no Programa Conta com a Gente terão subvenção de 25% nas contas da Copasa e/ou Cemig. A subvenção pela Copasa e/ou Cemig está vinculada a um percentual orçamentário definido em normas internas, ou seja, há um limite financeiro para a concessão do benefício.

2 - Apadrinhamento

Pessoas físicas e jurídicas poderão contribuir mensalmente para o custeio das contas da Copasa e/ou Cemig de entidades de assistência social devidamente cadastradas no Programa Conta com a Gente. O recolhimento de contribuições devidamente autorizadas será feito pela Copasa e/ou Cemig, por meio de débito nas contas em favor das entidades habilitadas no Programa Conta com a Gente. O excedente arrecadado, se houver, será creditado em favor da entidade em sua conta corrente bancária.

As entidades continuarão com um desconto assegurado pela Copasa e/ou Cemig de 25% no valor da conta. A esse benefício poderá ser somado o proporcionado pelo apadrinhamento, podendo ultrapassar o valor da conta da entidade. Os padrinhos poderão fazer doações às entidades por intermédio de suas contas da Copasa e/ou Cemig, sendo que o valor mínimo para a doação é de R$ 5 (cinco reais).
A relação das entidades cadastradas pelo Programa Conta com a Gente e que firmaram contrato com a Copasa e/ou Cemig ficará disponível neste site para consulta de potenciais padrinhos.

Objetivos

Trabalhando conjuntamente no Programa Conta com a Gente, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Copasa,Cemig e Servas objetivam:

- Ampliar o acesso das entidades de assistência social ao benefício da subvenção.
- Incentivar o apadrinhamento das entidades.
- Contribuir para a melhoria do atendimento prestado por essas entidades.
- Consolidar a rede mineira de solidariedade

Passo a Passo para Ser Padrinho pela COPASA

1. Para apadrinhar a entidade de assistência social é necessário ser cliente da Copasa, seja pessoa física ou jurídica;
2. Imprima, preencha e assine o formulário "Autorização de Débito", disponível no site da Copasa;
(verifique se a entidade que você deseja ser padrinho já está cadastrada).
3. Encaminhe o formulário "Autorização de Débito" à entidade a ser beneficiada;.
4. Mensalmente, a Copasa debitará da conta do cliente-padrinho o valor autorizado em favor da entidade escolhida..
5. Para deixar de ser padrinho, basta que o cliente solicite à Copasa a sua exclusão no cadastro da entidade, por meio dos seguintes canais:
- agências de atendimento e atendimento telefônico Copasa;
- site Copasa.
6. A relação das entidades cadastradas pela Ação Conta com a Gente e que firmaram contrato com a Copasa ficará disponível neste site para consulta de potenciais padrinhos.

Para verificar se a entidade esta cadastrada acesse os links:
http://www2.copasa.com.br/servicos/amigosconta/Entidades.asp
Para o formulário de adesão acesse:
http://www2.copasa.com.br/servicos/amigosconta/FormAdesao.asp

Digna idade capacita dirigentes e cuidadores de ILPI em Poços de Caldas - MG

 
Digna Idade capacita dirigentes e cuidadores de idosos em Poços de Caldas

BELO HORIZONTE (19/09/11) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia nesta terça-feira (20), a capacitação da segunda turma do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Poços de Caldas, para instituições de 21 municípios da região.

A primeira capacitação para a região foi oferecida na primeira quinzena de junho, para outras 21 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Esta é a última turma dessa etapa que capacitou cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a iniciativa qualificou 1.110 pessoas, beneficiando, indiretamente, cerca de 10 mil idosos.

Nessa etapa, foram qualificadas equipes de ILPIs das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

Na capacitação, os cuidadores de idosos de instituições atendidas pelo Programa Digna Idade são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos, doenças mais comuns, reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores são treinados para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. O programa, lançado em outubro de 2003, foi concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.

Além de oferecer apoio técnico, o Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado.






No polo de Poços de Caldas, até o dia 22, serão capacitados cuidadores e dirigentes das seguintes instituições:

Campos Gerais - Vila Vicentina de Campos Gerais da SSVP;

Itaú de Minas, Lar São Vicente de Paulo;

Jacuí - Lar dos Idosos São Vicente de Paulo;

Lambari - Serviço de Obras Sociais de Lambari/Asilo São Vicente de Paulo;

Maria da Fé - Lar São Vicente de Paulo;

Minduri - Casa de Repouso Dona Albertina das Dores Lara;

Monte Santo de Minas - Vila Alan Kardec;

Natércia - Lar Comunitário Sagrado Coração de Jesus;

Nepomuceno - Grupo das Samaritanas de Nepomuceno;

Nova Resende - Lar São Vicente de Paulo;

Paraguaçu - Lar São Vicente de Paulo;

Passa Quatro - Lar dos Velinhos/SSVP;

Passos - Lar São Vicente de Paulo de Passos, Fundação Beneficente São João da Escósia/Recanto Geriátrico de Passos;

Poços de Caldas - Asilo e Centro Espírita Vinhas do Senhor;

Pouso Alegre - Associação de Caridade/ Asilo Betânia da Providência;

Pouso Alto - Lar dos Velhinhos /SSVP;

Pouso Alto - Centro Habitacional dos Idosos de Santana do Capivari/Ana Maria da Conceição Silva;

São João Batista do Glória - Lar São Vicente de Paulo;

São Thomé das Letras - Lar São Thomé dos Velhinhos;

Serrania - Lar São Vicente de Paulo;

Silvianópolis - Conferência S.V.de Paulo/Lar Dona Juquita.

Forro no Lar SãoThomé dos Velhinhos promovido pelo grupo da Terceira Idade de São Thomé das Letras ACVV