Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Analisarmos o sentimento que alimentamos pelos mais velhos, de forma determinada e corajosa, sem tapar o sol com a peneira.
Trata-se de tarefa importante. Existe um adesivo de carro que, quem ainda não viu, deveria ter visto. Ele tem uma frase forte, irônica, e de uma inteligência a toda prova. Diz o seguinte: "Velho é o seu preconceito". E não é verdade? Existe coisa mais fora de propósito, mais cheirando a mofo do que isso?
Devíamos, isso sim, tentar pegar dos mais velhos a experiência e sabedoria de vida que anos de luta e observação os ajudaram a ter. Que tal nos deixarmos contagiar por essa bagagem de conhecimento, para virmos a ser, quem sabe, jovens e adultos mais interessantes e respeitáveis? Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos.
20 de novembro de 2011
Agenda - Eventos no Lar
Em Dezembro festividades de Natal:
Entrega de presentes pelos padrinhos dos internos
Almoço de Natal
Forró
Amigo Oculto
As datas ainda serão definidas...
Entrega de presentes pelos padrinhos dos internos
Almoço de Natal
Forró
Amigo Oculto
As datas ainda serão definidas...
Ajude o Lar por meio do Programa Conta com a Gente
Ajude o LAR SÃO THOME DOS VELHINHOS, seja um padrinho! Para maiores informações contacte-nos pelo e-mail: larsaothomedosvelhinhos@yahoo. com.br ou pelos telefones: (35) 3237-1013 falar com Silvia ou (35) 9927-5055 falar com Luan. Conheça um pouco do programa de apadrinhamento.
Conta com a Gente
... ... O que é
O Programa Conta com a Gente, desenvolvida em conjunto pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Copasa, Cemig e Servas, com o apoio do Ministério Público, beneficia as entidades de assistência social atuando em dois eixos: subvenção e incentivo ao apadrinhamento das contas da Copasa e Cemig.
1 - Subvenção
As entidades de assistência social devidamente cadastradas no Programa Conta com a Gente terão subvenção de 25% nas contas da Copasa e/ou Cemig. A subvenção pela Copasa e/ou Cemig está vinculada a um percentual orçamentário definido em normas internas, ou seja, há um limite financeiro para a concessão do benefício.
2 - Apadrinhamento
Pessoas físicas e jurídicas poderão contribuir mensalmente para o custeio das contas da Copasa e/ou Cemig de entidades de assistência social devidamente cadastradas no Programa Conta com a Gente. O recolhimento de contribuições devidamente autorizadas será feito pela Copasa e/ou Cemig, por meio de débito nas contas em favor das entidades habilitadas no Programa Conta com a Gente. O excedente arrecadado, se houver, será creditado em favor da entidade em sua conta corrente bancária.
As entidades continuarão com um desconto assegurado pela Copasa e/ou Cemig de 25% no valor da conta. A esse benefício poderá ser somado o proporcionado pelo apadrinhamento, podendo ultrapassar o valor da conta da entidade. Os padrinhos poderão fazer doações às entidades por intermédio de suas contas da Copasa e/ou Cemig, sendo que o valor mínimo para a doação é de R$ 5 (cinco reais).
A relação das entidades cadastradas pelo Programa Conta com a Gente e que firmaram contrato com a Copasa e/ou Cemig ficará disponível neste site para consulta de potenciais padrinhos.
Objetivos
Trabalhando conjuntamente no Programa Conta com a Gente, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Copasa,Cemig e Servas objetivam:
- Ampliar o acesso das entidades de assistência social ao benefício da subvenção.
- Incentivar o apadrinhamento das entidades.
- Contribuir para a melhoria do atendimento prestado por essas entidades.
- Consolidar a rede mineira de solidariedade
Passo a Passo para Ser Padrinho pela COPASA
1. Para apadrinhar a entidade de assistência social é necessário ser cliente da Copasa, seja pessoa física ou jurídica;
2. Imprima, preencha e assine o formulário "Autorização de Débito", disponível no site da Copasa;
(verifique se a entidade que você deseja ser padrinho já está cadastrada).
3. Encaminhe o formulário "Autorização de Débito" à entidade a ser beneficiada;.
4. Mensalmente, a Copasa debitará da conta do cliente-padrinho o valor autorizado em favor da entidade escolhida..
5. Para deixar de ser padrinho, basta que o cliente solicite à Copasa a sua exclusão no cadastro da entidade, por meio dos seguintes canais:
- agências de atendimento e atendimento telefônico Copasa;
- site Copasa.
6. A relação das entidades cadastradas pela Ação Conta com a Gente e que firmaram contrato com a Copasa ficará disponível neste site para consulta de potenciais padrinhos.
Para verificar se a entidade esta cadastrada acesse os links:
http://www2.copasa.com.br/ servicos/amigosconta/ Entidades.asp
Para o formulário de adesão acesse:
http://www2.copasa.com.br/ servicos/amigosconta/ FormAdesao.asp
Digna idade capacita dirigentes e cuidadores de ILPI em Poços de Caldas - MG
Digna Idade capacita dirigentes e cuidadores de idosos em Poços de Caldas
BELO HORIZONTE (19/09/11) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia nesta terça-feira (20), a capacitação da segunda turma do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Poços de Caldas, para instituições de 21 municípios da região.
A primeira capacitação para a região foi oferecida na primeira quinzena de junho, para outras 21 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Esta é a última turma dessa etapa que capacitou cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.
Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a iniciativa qualificou 1.110 pessoas, beneficiando, indiretamente, cerca de 10 mil idosos.
Nessa etapa, foram qualificadas equipes de ILPIs das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.
Na capacitação, os cuidadores de idosos de instituições atendidas pelo Programa Digna Idade são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos, doenças mais comuns, reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores são treinados para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.
“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. O programa, lançado em outubro de 2003, foi concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.
Além de oferecer apoio técnico, o Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado.
No polo de Poços de Caldas, até o dia 22, serão capacitados cuidadores e dirigentes das seguintes instituições:
Campos Gerais - Vila Vicentina de Campos Gerais da SSVP;
Itaú de Minas, Lar São Vicente de Paulo;
Jacuí - Lar dos Idosos São Vicente de Paulo;
Lambari - Serviço de Obras Sociais de Lambari/Asilo São Vicente de Paulo;
Maria da Fé - Lar São Vicente de Paulo;
Minduri - Casa de Repouso Dona Albertina das Dores Lara;
Monte Santo de Minas - Vila Alan Kardec;
Natércia - Lar Comunitário Sagrado Coração de Jesus;
Nepomuceno - Grupo das Samaritanas de Nepomuceno;
Nova Resende - Lar São Vicente de Paulo;
Paraguaçu - Lar São Vicente de Paulo;
Passa Quatro - Lar dos Velinhos/SSVP;
Passos - Lar São Vicente de Paulo de Passos, Fundação Beneficente São João da Escósia/Recanto Geriátrico de Passos;
Poços de Caldas - Asilo e Centro Espírita Vinhas do Senhor;
Pouso Alegre - Associação de Caridade/ Asilo Betânia da Providência;
Pouso Alto - Lar dos Velhinhos /SSVP;
Pouso Alto - Centro Habitacional dos Idosos de Santana do Capivari/Ana Maria da Conceição Silva;
São João Batista do Glória - Lar São Vicente de Paulo;
São Thomé das Letras - Lar São Thomé dos Velhinhos;
Serrania - Lar São Vicente de Paulo;
Silvianópolis - Conferência S.V.de Paulo/Lar Dona Juquita.
Assinar:
Postagens (Atom)