3 de maio de 2012

Pareceres das comissoes - ALMG Projeto de Lei 2751/2011

 

Parecer para Turno Único do Projeto de Lei Nº 2.751/2011

Comissão de Constituição e Justiça

Relatório

De autoria do Deputado Neider Moreira, o projeto de lei em epígrafe tem por objetivo declarar de utilidade pública o Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Tomé das Letras.
A matéria foi publicada no “Diário do Legislativo” de 15/12/2011 e distribuída às Comissões de Constituição e Justiça e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Vem agora a este órgão colegiado a fim de ser examinada preliminarmente quanto aos aspectos jurídico, constitucional e legal, conforme determina o art. 188, combinado com o art. 102, III, “a”, do Regimento Interno.

Fundamentação

O Projeto de Lei nº 2.751/2011 tem por finalidade declarar de utilidade pública o Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Tomé das Letras.
Os requisitos para que as associações e fundações constituídas no Estado sejam declaradas de utilidade pública estão enunciados no art. 1º da Lei nº 12.972, de 1998. Pelo exame da documentação que instrui o processo, constata-se o inteiro atendimento às exigências mencionadas no referido dispositivo, pois ficou comprovado que a entidade é dotada de personalidade jurídica, funciona há mais de um ano e sua diretoria é formada por pessoas idôneas, não remuneradas pelo exercício de suas funções.
Cabe ressaltar que, no estatuto constitutivo da instituição, os arts. 13 e 22 vedam a remuneração de seus Diretores; e o art. 24 determina, que, na hipótese de sua dissolução, o patrimônio remanescente será destinado a entidade congênere.

Conclusão

Pelo exposto, concluímos pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade do Projeto de Lei nº 2.751/2011 na forma apresentada.
Sala das Comissões, 28 de fevereiro de 2012.
Sebastião Costa, Presidente - Delvito Alves, relator - Luiz Henrique - André Quintão - Rosângela Reis.

Parecer para Turno Único do Projeto de Lei Nº 2.751/2011

Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social

Relatório

De autoria do Deputado Neider Moreira, o projeto de lei em epígrafe visa declarar de utilidade pública o Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Tomé das Letras.
A Comissão de Constituição e Justiça examinou a matéria preliminarmente e concluiu por sua juridicidade, constitucionalidade e legalidade na forma apresentada.
Cabe agora a este órgão colegiado deliberar conclusivamente sobre a proposição, conforme preceitua o art. 103, I, “a”, do Regimento Interno.

Fundamentação

O Projeto de Lei nº 2.751/2011 pretende declarar de utilidade pública o Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Tomé das Letras, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como escopo amparar pessoas de idade avançada, em situação de vulnerabilidade.
Com esse propósito, a instituição acolhe os idosos pobres, desamparados, deficientes e inválidos, incapazes de promover seu próprio sustento, proporcionando-lhes meios para a reabilitação física e uma existência digna.
O envelhecimento da população é reflexo do aumento da expectativa de vida proporcionado pelos avanços no campo da saúde e pela redução da taxa de natalidade. Estima-se que em 2020 o Brasil terá 30 milhões de pessoas, ou 13% de sua população, com mais de 60 anos1. Esse dado gera a necessidade de implementação de políticas e programas adequados para essas pessoas, que requerem cuidados específicos, direcionados às peculiaridades decorrentes do processo do envelhecimento sem segregá-las da sociedade.
Tendo em vista o trabalho humanitário realizado pelo Lar São Thomé dos Velhinhos, consideramos meritória a iniciativa de lhe outorgar o título de utilidade pública.

Conclusão

Pelo exposto, opinamos pela aprovação do Projeto de Lei n° 2.751/2011, em turno único, na forma apresentada.
Sala das Comissões, 13 de março de 2012.
Luiz Carlos Miranda, relator.

 

Parecer de Redação Final do Projeto de Lei N° 2.751/2011

Comissão de Redação

O Projeto de Lei n° 2.751/2011, de autoria do Deputado Neider Moreira, que declara de utilidade pública o Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Thomé das Letras, foi aprovado em turno único, na forma original.
Vem agora o projeto a esta Comissão, a fim de que, segundo a técnica legislativa, seja dada à matéria a forma adequada, nos termos do § 1° do art. 268 do Regimento Interno.
Assim sendo, opinamos por se dar à proposição a seguinte redação final, que está de acordo com o aprovado.

PROJETO DE LEI N° 2.751/2011

Declara de utilidade pública a entidade Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Thomé das Letras.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1° – Fica declarada de utilidade pública a entidade Lar São Thomé dos Velhinhos, com sede no Município de São Thomé das Letras.
Art. 2° – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Comissões, 11 de abril de 2012.
Lafayette de Andrada, Presidente - Dalmo Ribeiro Silva, relator - Gilberto Abramo.
.